Hoje vamos apresentar para você uma ferramenta muito útil do Excel para trabalhar com textos. A função CONCATENAR serve para, em uma única linha de texto, agrupar várias cadeias de caracteres. Você vai conhecer detalhes do funcionamento desta função e descobrir cinco aplicações interessantes para ela.
Conhecendo a estrutura da função CONCATENAR
A sintaxe da função CONCATENAR, que é capaz de agrupar um total de até 255 cadeias de texto em uma só, é muito simples e prática. Nela, apenas o primeiro argumento é obrigatório. Os demais vão depender da quantidade de cadeias de caracteres que serão agrupadas. Vejamos:
=CONCATENAR(texto1, [texto2], …)
texto1: Trata-se de um argumento obrigatório e será o primeiro item a ser concatenado.
texto2: Argumento opcional. A partir deste argumento, todos os outros serão também opcionais, observando o limite acima mencionado.
Todos os itens da função devem ser separados por ponto e vírgulas (;). Outra forma de obter o agrupamento de cadeias de texto, é substituir a função CONCATENAR pelo operador “&”. Caso fôssemos aplicar a função nas fórmulas A1 e B1, poderíamos fazê-lo das seguintes formas:
=CONCATENAR(A1;B1)
=A1&B1
Exemplos de aplicações da função CONCATENAR no Excel
Agora que já conhecemos suas características, vamos conhecer algumas possibilidades de aplicação da função CONCATENAR:
Agrupando nome e sobrenome
Em nosso primeiro exemplo, vamos agrupar nomes e sobrenomes em uma tabela utilizando a função.
O primeiro argumento será, logicamente, o primeiro nome (que em nosso exemplo está na célula D5). O próximo item apresenta um aspecto importante: como precisaremos deixar um espaço entre o nome e o sobrenome, o segundo argumento será exatamente o espaço em branco (” “). O terceiro item será a célula E5, que equivale ao sobrenome. Confira:
Assim, fechando os parênteses teremos a estrutura da função pronta. É só arrastar para as demais células abaixo e teremos os nomes e sobrenomes na mesma cadeia de texto.
Concatenando dados de células e textos pré-definidos
Outra aplicação possível é a utilização, na mesma fórmula, de argumentos extraídos de células e de textos pré-definidos. Neste caso, utilizaremos a cadeia de texto da célula D5 no primeiro argumento. No segundo item, definiremos a exibição de um traço (separado por espaços vazios) e no último argumento o país (Brasil). Veja como fica o resultado final:
Trabalhando com séries de datas
Existe ainda a possibilidade de aplicar a função CONCATENAR com séries de datas. Para obter êxito, é necessário acrescentar a função TEXTO, criando assim uma formatação especial a fim de impedir que o Excel entenda as datas como fórmulas matemáticas. A sintaxe ficaria assim:
=CONCATENAR(TEXTO(D5;”DD/MM/AAAA”);” – “;TEXTO(E5;”DD/MM/AAAA”))
Confira nosso exemplo:
Combinando a função CONCATENAR com outras funções
Graças à sua versatilidade, o Excel permite que o usuário extraia o máximo de suas planilhas combinando funções. No próximo exemplo, vamos mostrar como aplicar as funções CONCATENAR e MÉDIA em conjunto.
Observe que utilizamos primeiramente a função CONCATENAR. No primeiro argumento, colocamos o texto “Média final” e no segundo o sinal de igualdade cercado de espaços vazios (” : “). A novidade aqui está no terceiro item, no qual lançamos mão da função MÉDIA, para obtermos o resultado final dos alunos. Veja como ficou:
Aplicando o operador “&”
Finalmente, vamos mostrar como aplicar o operador “&” ao invés da função CONCATENAR. Utilizando nosso exemplo anterior, vamos eliminar o nome da função e os parênteses, substituindo o sinal de ponto e vírgula pelo operador. Como estamos lidando com duas funções, os parênteses referentes à média permanecem. Ficará assim:
0 comentários:
Postar um comentário