A criação do Excel possibilitou ao mundo lidar com dados tabulares de forma dinâmica, isso representou um ganho expressivo de tempo e aumentou a possibilidade de comparações e correlações entre dados. No entanto para que o profissional consiga tirar o máximo de proveito dessa ferramenta é preciso tomar algumas medidas. Uma delas diz respeito a organização, clareza das informações e interatividade com quem utiliza a planilha.
Benefícios de ter uma planilha impecável
Uma planilha organizada é aquela que armazena os dados de forma clara e logica, facilitando a interação do usuário com os recursos da planilha. Seus principais benefícios são:
- Ganho de Tempo
- Diminuição de inserções errôneas
- Otimização dos processos internos do Excel
- Fluidez do trabalho que resulta em menor stress
- Facilidade para compartilhar a planilhas com outros departamentos
- Aumenta a confiabilidade dos dados.
1. Planejamento
Antes de botar a mão na massa (no nosso caso planilha) é preciso parar e planejar. Sem traçar um planejamento se torna inviável a criação de uma planilha organizada. Por isso leve em consideração:
- Objetivo da planilha
- O que será abordados
- As funcionalidades que a planilha terá
- O público alvo (Para clientes externos, uma boa prática é bloquear a planilha evitando modificações indesejadas por parte do cliente.)
2. Aposte em Menu de Navegação
Menus de navegação simplificam a vida de quem utiliza a planilha ao encaminhar o utilizar diretamente para o ponto especificado. Podemos criar um menu de navegação a partir de qualquer elemento do Excel, pode ser uma forma, uma figura e até mesmo um texto. Para criar um menu de navegação você precisa:
Selecione o objeto que deseja transformar e menu de navegação.
Com o botão direito do mouse, clique sobre o objeto. Surgirá uma barra de opções, nessa barra escolha a opção Hiperlink.
Uma janela chamada Inserir HiperLink surgirá na tela com diversas opções. Clique na opção Colocar neste documento.
Selecione a planilha que deseja vincular ao objeto. É possível informar qual a célula da planilha de destino para isso digite o valor correspondente no campo Digite a referência de Célula.
Caso precise de mais botões para integrar o seu menu de navegação é só repetir os passos listados acima.
3.Teste antes de usar
É fundamental realizar uma bateria de testes na sua planilha antes de disponibiliza-la para uso final. Os testes consistem na utilização de todos os recursos da planilha de diferentes formas, admitindo até mesmo a inserção de dados de tipos diferentes para entender como a planilha responde a esse tipo de erro. Mas lembre-se que a realização de teste não deve ser realizada por quem montou a planilha, uma vez que o vicio de montagem impedirá a localização de erros. Por isso conte com a colaboração de ao menos três amigos ou colaboradores que entendam da aplicação mas que não tenham participado do processo de criação da planilha.
Essa medidas simples garantirão que a sua planilha cause um impacto positivo em quem as utilizar. Lembre-se de não exagerar nas cores e dar enfoque apenas no que realmente for importante.
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