quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Como fazer tabela no Excel

Como fazer tabela no Excel - exemplo tabela final

O que é Tabela no Excel

Uma das melhores definições sobre o que é tabela também é uma das mais simples: Conjunto de dados disposto em linhas e colunas. Quando você lê isso, pode pensar que a tabela no Excel é qualquer lista de valores separados nas linhas e colunas do Excel. Algo como isso aqui:
Como fazer tabela no Excel - intervalo de dados
Apesar de se parecer com uma tabela, para o Excel esses valores constituem apenas um intervalo de dados. A tabela no Excel é uma funcionalidade que permite a análise e gerenciamento de dados de maneira muito mais organizada e estruturada.
O processo de como fazer tabela no Excel é bem simples, basta transformar um intervalo de valores em uma tabela. Vamos ver como:

Como fazer tabela no Excel

  • Passo 1 – Selecione o intervalo de dados
Supondo que você já tenha diversos valores separados em linhas e colunas e queira fazer uma tabela no Excel, a primeira coisa a se fazer é selecionar esse intervalo. É um processo tão simples quanto clicar com o mouse no primeiro valor e arrastar até o último.
Como fazer tabela no Excel - intervalo selecionado
  • Passo 2 – Usando a funcionalidade de Inserir  Tabela
Veja que depois de selecionar seus dados, você precisa ir na guia INSERIR, dentro do grupo TABELAS e escolher a opção TABELA. Ao seguir esse caminho, se abrirá a janela de Criar Tabela.
Como fazer tabela no Excel - guia inserir tabela
  • Passo 3 – Confirme dados e diga se tem cabeçalhos
Com a janela aberta, você verá que se selecionou previamente todos os dados do seu intervalo (ficam marcados com um tracejado), isso aparecerá descrito na parte de seleção. Caso você tenha esquecido de alguma coluna ou linha, esse é o momento de fazer a correção.
Um outro ponto importante é que 99% das tabelas possuem cabeçalhos e, se esse for o seu caso, você precisa marcar o checkbox indicando isso para o Excel, se não você pode estragar a estrutura da mesma:
Como fazer tabela no Excel - janela criar tabela
  • Passo 4 – Aperte OK e veja a tabela pronta
Pronto! Fazer tabelas no Excel é um processo bem simples e não tem muitas dificuldades. Se você fez tudo direitinho, esse é o resultado que encontrará:
Como criar tabela no Excel - tabela de estoque pronta
Veja que a tabela fica com cabeçalhos em uma cor mais forte, ganha filtros, modificações de cor para linhas e, quando selecionada, apresenta uma guia extra no menu superior (Design). Azul é a cor padrão, mas você pode querer editar para deixar da maneira que você preferir (falarei sobre isso mais abaixo, no passo 5)

Você também poderia usar a ferramenta de Análise Rápida

Se você já é um usuário um pouco mais avançado e está se perguntando como fazer tabela no excel de forma ágil, você poderia usar a ferramenta de análise rápida (atalho de teclado CTRL + Q). Basicamente ela é uma forma mais rápida de você executar algumas atividades.
O processo é bem parecido. Selecione toda a tabela, no canto esquerdo inferior clique no ícone de análise rápida (ou use o atalho de teclado) e, ao abrir a janela de Análise Rápida, selecione a opção de tabelas.
Como fazer tabela no Excel - ferramenta de análise rápida
Outra forma de se criar tabelas rapidamente é com o atalho de teclado ALT + T + TA. Todas essas opções te levariam para a janela de Criar Tabela.

Como Modificar o Design de uma Tabela no Excel

  • Passo 5 – Guia Extra Design
Agora, com a tabela já pronta, pode ser que você queira fazer modificações de cor, estrutura ou mesmo de nomenclatura. Para isso existe a guia extra DESIGN:
Como fazer tabela no Excel - guia extra design
Nela você encontrará 5 grupos que te ajudarão a deixar a tabela da maneira que você quiser:
  • Grupo Propriedades
Aqui você encontra opções de nomenclatura da tabela (que pode ser útil ao usar fórmulas e funções) e também de redimensionamento da mesma, em casos de adição de valores fora do intervalo da tabela.
  • Grupo Ferramentas
Essa é uma das partes mais interessantes, onde você consegue criar uma tabela dinâmica a partir dos dados que já tem, pode remover duplicatas ou inserir uma segmentação de dados (espécie de filtro avançado).
  • Grupo Dados de Tabela Externa
Opções de exportação, atualização e de propriedades da tabela.
  • Grupo Opções de Estilo de Tabela
Aqui você pode alterar a estrutura ou detalhes selecionando os checkboxes. Recomendo que você faça testes e veja o que te agrada mais.
  • Grupo Estilos de Tabela
Por fim, os estilos de tabela basicamente são opções rápidas para mudança de cor e formato como as cores se sobrepõe. Existe uma série de colorações diferentes que podem ser utilizadas de acordo com a sua preferência.

Exemplo de Como fazer tabela no Excel – Controle de Vendas

Vamos supor que você esteja montando uma planilha de controle de vendas no Excel. O primeiro passo vai ser definir o que você colocará no cabeçalho (colunas). Normalmente são os itens que você quer controlar. No caso de uma planilha de vendas, normalmente você poderia pensar em:
  • Cliente
  • Data da venda
  • Produto vendido
  • Quantidade
  • Preço
  • Quem vendeu
  • Onde vendeu
Se colocarmos isso em colunas, teríamos o seguinte resultado:
Como fazer tabela no Excel - definindo cabeçalho
Agora, com a estrutura mínima desenvolvida, talvez você queira fazer o controle dos clientes no dia a dia. Então para cada venda, você vai inputar os valores referentes à essas informações que acabamos de cadastrar.
Como fazer tabela no Excel - adicionando valores
Mas como falamos no nosso passo a passo de como fazer tabela no excel, só ter os dados vai te tirar a possibilidade de diversas funcionalidades. Por isso você precisa selecionar todo o seu intervalo de dados:
Como fazer tabela no Excel - exemplo intervalo selecionado
E criar uma tabela a partir deles (como falamos, você pode fazer isso pela Análise Ráida, atalho de teclado ou menu Inserir). Qualquer um dos 3 caminhos te levará à janela de criação:
Como fazer tabela no Excel - exemplo janela criar tabela
Apertando OK você terá a sua tabela pronta:
Como fazer tabela no Excel - exemplo tabela pronta
Como falamos também, você pode querer fazer algumas edições e, no meu caso, eu queria uma tabela com a cor mais avermelhada e com a opção de segmentação de dados para o nome do vendedor:
Como fazer tabela no Excel - exemplo tabela final
Pronto, essa já é o formato final que eu queria. Quando estiver mexendo na sua planilha, aconselho que gaste o tempo necessário nessa formatação, porque é essa planilha que será a sua companheira do dia a dia e nada melhor do que trabalhar com uma tabela organizada e que dá gosto de ver.
Para finalizar, vale dizer que apesar de não ser comum, você pode transformar uma tabela em um intervalo de células. O processo é bem simples, basta clicar com o botão direito em qualquer célula da tabela e na lista de opções escolher tabela > converter em intervalo.

0 comentários:

Postar um comentário